Núcleo Gerador: Identidade e Alteridade

DR4 – Identidades e patrimónios culturais

 

À descoberta da nossa identidade

Ver imagem em tamanho realNo dia cinco de Fevereiro de 2009 fomos ao Museu Alberto Sampaio. Marcámos encontro no CNO Francisco de Holanda (na Escola) às 19 horas e fomos quase todos pontuais  – pontualidade é um dever cívico.

Tivemos o privilégio de ter o Museu só para nós, abriu nessa noite para nos receber! A nossa anfitriã, Drª Rosa Maria, recebeu-nos com muita simpatia e inspirou-nos a todos com a sua sabedoria, rigor e humor. Eu gosto de histórias (ou estórias) por isso foi com muito prazer que ouvi contar (e já não era a primeira vez) a história de várias peças expostas no Museu e ao mesmo tempo que aprofundava o meu conhecimento sobre a História de Guimarães e de Portugal.

Aprende-se mais e aprende-se melhor no contacto com a nossa realidade histórica sendo esta acompanhada da informação necessária para interpretar os factos. Conhecer o nosso passado é fundamental para compreender quem somos por isso o nosso património histórico-cultural permite-nos compreender a nossa identidade. Conhecer mais profundamente as razões para a existência de determinadas tradições ou mitos permite-nos fazer uma avaliação mais clara das tradições (sobre aquelas que achamos que se devem manter e sobre aquelas contra as quais achamos que devemos marchar… marchar). Considero que nos tornará também mais aptos para perceber as manifestações culturais de outros povos. Todas estas razões justificam a marcação desta visita guiada ao Museu Alberto Sampaio.

Acredito que esta experiência será o mote para alguns dos adultos que aderiram ao Projecto “À descoberta do Museu”, realizarem excelentes reflexões sobre o património vimaranense e simultaneamente sobre a identidade regional/nacional. Acredito porque testemunhei o entusiasmo com que tomavam apontamentos à média luz, como esclareciam as suas dúvidas ou faziam comentários. Para muitos esta já não era a primeira visita ao museu, mas neste contexto tornou-se mais significativa e consequente, com certeza, agora à medida que forem reflectindo e aprofundando conhecimentos as experiências vão-se integrando e a competência tornar-se-á efectiva.

AFL