É fundamental percebermos os conceitos para mais facilmente escolhermos as experiências que evidenciam as nossas competências. Assim, para mais facilmente se compreender qual a competência que se espera que evidenciem no contexto profissional (DR 2) do Núcleo Gerador: Argumentação e Assertividade, aqui ficam umas pinceladas sobre a assertividade.

Vivemos num mundo em que estamos permanentemente a querer convencer alguém da importância das nossas razões, e a ser convencidos por argumentos políticos, sociais, comerciais, religiosos, etc. A argumentação implica ouvir e compreender os argumentos dos outros para os poder refutar.

Para usufruirmos plenamente dos nossos direitos de cidadãos e seres humanos, temos que saber defendê-los em casa, no trabalho, na escola, no hospital, onde quer que nos encontremos…

Para dar resposta a um mercado competitivo e ágil, um profissional deve ser assertivo. Ser assertivo é agir com asserto, responder com autenticidade e defender as suas ideias com o intuito de ganhar a aprovação de toda a equipe.

O comportamento assertivo constrói uma comunicação interna saudável dentro de uma empresa. Saudável, porque as pessoas passam a encarar os problemas do trabalho com naturalidade e resolvem-nos de forma efectiva.

 AFL